segunda-feira, 20 de junho de 2011

São Luís Gonzaga, Patrono da Juventude


São Luís Gonzaga foi, para alegria do cristianismo, mais um santo que renunciou ao poder e prestígio para se dedicar à fé e à palavra de Deus. Nascido em Mântua, na Itália, em 1568, Luís era filho de Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione delle Stiviere e sobrinho do duque de Mântua.
Seu pai desejava que ele seguisse os seus passos de soldado e comandante do exército imperial por isso, desde os seus cinco anos, já o vestia com couraça, escudo, capacete, cinturão e espada e o colocava marchando para que fosse eminente o seu gosto pelas rudezas da profissão.
Mas o menino ainda não tinha o íntimo de um cidadão prestes a agarrar a profissão, tanto que um dia aproveitou-se da distração até do sentinela e colocou fogo em uma pequena peça de artilharia.
Aos dez anos, Luís era encarregado da função de pajem do grão-duque de Toscana e foi enviado a Florença onde, pela primeira vez, direcionou sua vida para o que seria a sua vontade maior.
Também foi pajem do Infante Dom Diego e, em uma viagem à Espanha, familiarizou-se com o estudo de filosofia da Universidade de Alcalá de Henares, além da leitura de livros devotos, como o “Compêndio da vida espiritual”, de Luís de Granada.
Mas o que realmente pode ser considerado o ponto de partida com o qual este santo iniciou sua caminhada pelo cristianismo foi a sua Primeira Comunhão, aos doze anos, quando também decidiu entrar para a Companhia de Jesus. Nem é necessário explicar o motivo pelo qual Luís Gonzaga passou ainda dois anos antes de realizar o seu7 desejo.
Teve que, antes de qualquer realização, convencer o seu pai do seu desejo iminente. E isso não seria fácil. Seu pai o despachou para as cortes de Ferrara, Parma e Turim, porém a sua única saída foi, aos quatorze anos, renunciar ao título e à herança paterna e seguir, então, para o noviciado romano da Companhia de Jesus, sob a direção de São Roberto Belarmino.
Renunciando a toda sua origem nobre, São Luís Gonzaga escolheu para si as incumbências mais humildes, trabalhando para os doentes, sobretudo na epidemia que atingiu Roma, em 1590. No seu trabalho acabou contraindo a terrível doença.Morreu aos vinte e três anos, no dia 21 de junho de 1591. É considerado o “patrono da juventude” e o seu corpo repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma.

São Luís Gonzaga, rogai por nós!
São Luís Gonzaga, rogai por toda juventude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário