sábado, 21 de maio de 2011

Pequenos grandes missionários


O encontro foi assessorado por Ir. Judecy, Carmelita Missionária de Santa Teresa do Menino Jes e coordenadora Diocesana da Infância, Adolescência e Juventude Missionária. 
 Foram desenvolvidos temas relacionados com a formação missionária destes "pequenos grandes missionários que conheceram um pouco mais sobre a Infãncia e Adolescência Missionária... sua história, seu carisma...

... a espiritualidade missionária e aprofundaram sobre o seu papel como evangelizadores de crianças e adolescentes, sua ação missionária na Igreja e com a Igreja.

 Usaram de criatividade para aprofundar os temas propostos mostrando muita consciência do papel deles no processo de evangelização das Paróquias a que pertencem.



Este encontro mostrou que vale a pena semear, anunciar a boa nova do Reino e que podemos contar com o ardor das novas gerações nessa tarefa que Jesus, nosso Senhor, nos confiou: "Ide por todo o mundo e anunciai a boa nova a toda criatura"...
Em Santa Maria da Boa Vista temos grupos da Infância, Adolescência e Juventude Missionária que são fermento de renovação para a Paróquia... venha ser missionário!!! Conheça a obra da Infância, adolescência e Juventude Missionária e abrace essa missão!!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Despertar Vocacional

  Nos dias 06 e 07 de maio realizamos a 1ª etapa do Despertar vocacional da Paróquia Santa Maria da Boa Vista. Participaram 20 jovens das Paróquias Imaculada Conceição - Santa Maria da Boa Vista e Nossa Senhora do Carmo- Projeto Fulgêncio. O tema desta primeira etapa foi a vocação humana e cristã: ser pessoa e ser cristão.
                        O sábado, dia 06/05, foi marcado pelo encontro consigo mesmo,  auto-conhecimento e também pelo encontro com o outro, com o diferente, mas, sobretudo, foi momento de um profundo encontro com Deus que "os criou e os marcou com o seu selo".
           Tivemos, neste dia, momentos de alegria, descontração e animação com os jovens colocando seus dons a serviço.
           No domingo, após a celebração da Eucaristia, o leigo Edvaldo ajudou-os a refletirem sobre o lugar que ocupam na Igreja.
          A catequista Lourdes conduziu a turma a repensarem como vivem sua afetividade e sexualidade como jovens cristãos. Os jovens usaram da criatividade para se expressarem e mostraram que desejam viver com muita consciência a sua vocação.

        Animados e fortalecidos na caminhada expressaram sua expectativa para a segunda etapa que será nos dias 13 e 14 de agosto...  

Juventude do sertão pernambucano - vocação e missão a serviço da evangelização

1. Juventude missionária em ação

No dia 03 de abril o grupo da Juventude Missionária de Santa Maria da Boa Vista organizou e realizou um dia de encontro com os jovens da comunidade rural do Serrote.
Os jovens usaram de sua criatividade para rezar, refletir sobre o sentido da vida e para louvar a Deus expressando o frescor e a paixão que a juventude traz dentro de si.
 Além de ser um momento de partilha e de reflexão os jovens aprofundaram sobre a Campanha da Fraternidade deste ano e sobre o seu lugar na Igreja. 
         Avante juventude, pois “o rosto de Deus é jovem também”!

2. Semana Santa – vocação e missão

 No período da semana santa eu, Ir. Zilda, as pré-postulantes, Edjane e Rosimeire, duas jovens vocacionadas de Petrolina, Danile e Geiza fizemos a experiência de caminhar e celebrar com o povo das comunidades rurais dos Assentamentos Nossa Senhora Conceição, Nova Olinda, Boqueirão e Curral Novo.
 Conhecer a realidade de nosso povo, partilhando suas angústias, desafios, sua sabedoria foi um forte incremento vocacional para as jovens que caminham conosco e um apelo para aquelas que ainda estão em fase de discernimento vocacional.
     Esse período fecundo renovou em nós, além da fé na ressurreição de Jesus diante de sinais tanto de morte quanto de vida, mas também a esperança na juventude que se coloca a serviço da evangelização.
                           De volta à comunidade, celebramos a alegria da ressurreição de Jesus comum belo café da manhã.            

sábado, 7 de maio de 2011

Partilhando e Atualizando!!!

           Querida JUVENTUDE...

          "A alegria do Cristo Ressuscitado!"


           Seguindo o Plano Trienal do nossa Diocese de Caetité para a Pastoral da Juventude, já temos alguns trabalhos amarrados enquanto Juventude Guajeruense. Algumas de nossas comunidades, já estão se mobilizando e solicitando Encontros com a juventude da zona rural.
          Na semana santa estivemos reunidos com os jovens da Comunidade Queimada de Jacó. E para o mês de junho já marcamos encontros com as Comunidades Cancela, Lagoa do Arroz e Tanque Novo.

Comunidade Cancela
Data: 11 de junho de 2011

Comunidades Lagoa do Arroz e Tanque Novo
Data: 18 de junho de 2011

         
          VIDA É FEITA DE REALIZAÇÕES E PROJETOS PARA SER CUMPRIDOS COM VALORES E DECISÕES SEJA ELA QUAL FOR.
MINHA PJ... MINHA VIDA... VENHA... CONHEÇA E AME!!!

Espiritualidade!


A MÍSTICA DA PASTORAL DA JUVENTUDE


           
            A história da humanidade é como uma grande viagem que não termina nunca. Cada ser humano recebe como missão, um pedaço para caminhar.
Nesta caminhada, milhões de pessoas, caminham de cabeça baixa, olhando apenas para o lugar onde pisam, sem perceber as belezas nem os perigos que rondam as margens da estrada. Fazem o trajeto sem se importar com o que acontece.
Outros milhões preferem fazer a viagem, carregados nas costas das multidões para não fazerem esforços. Observam tudo, modificam o trajeto para que o cortejo passe por lugares que os satisfaçam. Divertem-se às custas do esforço e do trabalho dos que os carregam. E quando acham que a viagem parece ficar sem graça, maltratam seus carregadores, negando-lhes água, comida, descanso.
Outras milhões de pessoas, no entanto, caminham com as próprias pernas. Cabeça erguida, olham para a linha do horizonte. Enxergam todas as belezas e os perigos. Denunciam aqueles que querem se aproveitar do esforço alheio. Estes são sempre duramente reprimidos, presos, torturados...Mas não interrompem a viagem. Pelo contrário, continuam através dos sonhos a andar com as mãos cheias de sementes, junto àqueles que pensam e se identificam com o dinamismo da história. Preferem o caminho duro, pois sentem prazer em andar e sentir o suor digno que vem com a poeira do caminho.
Mas há nesta viagem, os que ficam parados olhando os que passam e se perguntam: "O que faz estes seres humanos a teimarem em continuar a viagem, fazendo tanto esforço? Por que, mesmo sob a força das chibatas, estas pessoas teimam em afirmar coisas em que acreditam? Elas poderiam mentir para viver bem, mas por que insistem em falar a verdade? Por que mesmo os que são ameaçados de morte, seguem tranqüilamente como se não houvesse perigo algum? Por que não param e se misturam com aqueles que nada vêem e nada sentem?"
Existem razões e motivações que só quem caminha compreende, sem conseguir explicar. É como se uma força gerada por uma máquina invisível fizesse as luzes da consciência permanecerem acesas mesmo passando por tormentas e vendavais. Essas luzes iluminam o caminho. É um mistério que vira Mística. É o inexplicável brincando de se revelar, mas sempre escondendo mais e mais as causas dessa motivação sem fim. E quando parece ser noite escura e sem luar e bate a tentação de interromper a viagem à espera que o dia amanheça para continuar, um pequeno grupo, como se levasse uma lanterna pendurada no chapéu, avança sobre o desconhecido, dando vida à rebeldia. É a mística que reaparece como um líquido que umedece a consciência para que as sementes germinem. E aí, se descobre a arte de repor as energias através da mística.
Neste caminho cada um leva aquilo que lhe convém. Mas os lutadores levam apenas o corpo cheio de sonhos para realizar. A mística é a melhor companheira de nossa caminhada.
(Texto baseado no livro: O vigor da Mística - Ademar Bogo - MST)



Coordenar é antes de tudo uma Arte, a de ser Feliz!



Prezado (a) companheiro (a) de caminhada,

Muitas pessoas já deram sua contribuição na formação de muitos jovens, assim, da mesma forma, desejo partilhar com você uma das minhas grandes felicidades... a de coordenar um grupo de jovens. Minha intenção não é dá receitas prontas, mas apresentar alguns elementos que enriqueceram a minha caminhada. Sim, coordenar um grupo de jovens pra mim foi uma das experiências maravilhosas que tive e que me proporcionou muitas felicidades, pois aprendi que “o serviço é mais bonito quando se sabe o sonho desse serviço”. Encontrei assim como você, muitos desafios a serem superados e muitas oportunidades para fazer um trabalho de excelente qualidade com o grupo a qual liderava. É importante você saber que o coordenador (a) é sagaz e que está sempre pronto para distinguir as oportunidades e transformá-las em resultados concretos. É por isso que o resultado do sucesso de se coordenar bem um grupo de jovens é quando você começa a conhecer a beleza de se trabalhar em equipe e fazer a experiência de dividir tarefas, responsabilidades e autonomia, formando uma “família” promovendo reuniões regulares e dividindo alegrias e desafios. Com isso, é possível inalar o perfume das flores e enfeitar a caminhada com a beleza das borboletas, acompanhado pelo canto dos pássaros.
 Com certeza você se perguntou várias vezes a si mesmo quando o elegeram: Quem, coordenador (a) eu? Por quê? O que vocês esperam de mim? O que farei para coordenar? Do que preciso? Será que irei dá conta do recado? Será que levo jeito? Com quem poderei contar? .
Nossa! Quantas preocupações perpetuaram em seus pensamentos. E sei que no início pra você deve ter sido complicado e difícil dá uma resposta de amor a esse convite que foi feito. Assim, também acredito que muitas vezes você pensou em desistir e pular do barco, pois pra você a melhor saída deveria ser a fuga e que seria incapaz de assumir um cargo de grande responsabilidade, não é verdade? Corrija-me se estiver errado! Senão, parabéns! Coordenar é um serviço que não depende de uma receita pronta, como já disse anteriormente, não se trata de fazer uma lista de atividades ou tarefas a serem executadas, mas depende de uma leitura prévia da realidade da qual o seu grupo e você está inserido.
Não se preocupe companheiro (a), pois, até os grandes profetas e as pessoas que caminharam junto com o Grande Mestre de Nazaré, também pensaram em fugir, mas se renderam pela sua proposta de vida e salvação. Isso não te faz lembrar alguma coisa: “Mestre, a quem iremos? Somente Tu tens palavra de vida e salvação!
É meu amigo (a)...! Ninguém falou que seria fácil! É necessário muita oração, reflexão, escuta, fé, leitura da realidade, doação, perseverança, entusiasmo e coragem para liderar. Sabe por quê? Porque “eles” (o grupo e a comunidade) acreditam em você! Sabem que você não irá desapontá-los, acreditam e apostam no seu potencial, na sua competência. Você já se perguntou o que fez para merecer esse cargo? É importante recordar que você se destacou várias vezes nos encontros de grupos de jovens, lembra? Assumiu algumas vezes postura de liderança, algum trabalho em equipe na comunidade e essas suas atitudes predeterminou o caminho que o conduzirá a um conjunto de desafios e as várias oportunidades para desenvolver suas aptidões e buscar auxílio para suprir suas limitações.
Quero que saiba que ser coordenador (a), é um serviço que deve proporcionar prazer e felicidade. Sim, a coordenação deve ser mais alegria que sofrimento, porque a palavra “Evangelho”, em si, é “Boa Notícia”, e um coordenador (a) estressado (a), desanimado (a) ou acomodado (a), não consegue anunciá-lo bem ao seu grupo de jovens. Sei que este serviço se torna dificultoso e de desenvolvê-lo, quando principalmente em muitos lugares a maioria dos jovens não tem apoio da comunidade adulta, ou não tem um acompanhamento de um (a) assessor (a) que tenha vivido esse processo para poder partilhar as experiências de vida e ajudá-lo (a) a definir o seu projeto de vida, mas fique tranqüilo (a), seu papel fundamental é transmitir esperança e coragem, manter o equilíbrio sem apavorar-se diante das dificuldades. Aparentemente no início, os desafios podem ser assustadores, mas coordenar não é um bicho de sete cabeças, é, no entanto, a arte de ser feliz!
Agora que você aceitou o desafio de ser coordenador (a), é importante que você saiba que coordenar é arte de fazer com que os jovens aprendam cada vez mais agregar valor, lutar pelos os objetivos da real existência do grupo e apresentem resultados, satisfatório. Faça da coordenação a sua arte e torne-se um verdadeiro virtuoso nessa maravilhosa maneira de fazer as coisas acontecerem.


Um grande abraço do amigo e irmão de caminhada,

Paulo França
Assessor da Pastoral da Juventude – Setor 06

terça-feira, 3 de maio de 2011

Juventude em Ação

Deixa-me ser Jovem
não me impeça de Lutar...
No dia 12 de março de 2011 às 18hs, realizamos no salão da Paróquia Santa Rosa de Viterbo, Guajeru-BA um encontro com a nossa Juventude, a partir desse encontro foi organizado um grupinho de liderança com 6 jovens que estão muito animados para levar avante e despertar a nossa Juventude Baiana!!!

A felicidade da Juventude ansiando vivenciar uma linda experiência de grupo.


“Sonho que se sonha só é pura ilusão. Sonho que se sonha junto é sinal de solução!”
Viver em grupo...uma grande sacada!

Chamado á vida, nossa Primeira Missão.

Cada um deles, é Jesus disfarçado!
Sim é por amor á vida que cantamos.
É por amor à vida, que estamos lutando!”